segunda-feira, 24 de março de 2014

Quiche de Caranguejo com Camarões

Ingredientes:
01 porção de massa para quiche, veja a receita no dia 01/11/2011.
200 g de camarões pequenos cozidos
170 g de carne de caranguejo cozida
03 ovos
250 ml de creme de leite integral
Noz-moscada a gosto
40 g de queijo gruyère ralado

Modo de preparar:
Abra a massa e forre a forma.
Recheio:
Escorra a carne de caranguejo e seque com papel absorvente de cozinha. Bata os ovos, misture com o creme de leite, noz-moscada, sal e pimenta do reino.

Espalhe os camarões e a carne de caranguejo sobre o fundo da massa e cubra com a mistura de creme de leite e ovos. Polvilhe com o queijo ralado. Asse durante 35-40 minutos em forno preaquecido a 170° C. ou até que o recheio esteja firme e dourado. Espere 5 minutos para desenformar e cortar.

segunda-feira, 17 de março de 2014

Guisado de Vieiras e Camarões

Ingredientes:
16 vieiras, sem a concha
16 camarões grandes
01 chalota grande cortada
250 ml de vinho branco seco
01 raminho de tomilho fresco
01 folha de louro pequena
240 g de cogumelos paris, inteiros e cozidos
250 ml de creme de leite integral
01 colher de sopa de salsinha fresca e picada

Modo de preparar:
Limpe as vieiras e tire a casca dos camarões, deixando as caldas intactas. Coloque a chalota cortada, o vinho branco, o tomilho e a folha de louro em uma panela com tampa. Deixe ferver e cozinhe por 5 minutos. Junte as vieiras, os camarões e os cogumelos.
Abaixe o fogo e deixe cozinhar tampado por 5-8 minutos ou até o marisco estar cozido (deve estar firme, mas não duro). Com uma escumadeira, retire os camarões e as vieiras e mantenha quente.
Aumente o fogo para o máximo e ferva o líquido do cozido por 5 minutos. Adicione o creme de leite, mexa bem e cozinhe durante mais 5 minutos. Tempere a gosto com sal e pimenta do reino.

Coloque as vieiras e os camarões no molho e deixe aquecer por 1 minuto. Polvilhe com a salsinha e sirva. 

domingo, 2 de março de 2014

Pato com Laranja

Mais um clássico da cozinha francesa.
Ingredientes:
04 laranjas
01 limão
30 g de manteiga sem sal
180 g de açúcar
01 colher de sopa de Grand Marnier
500 ml de caldo de pato ou galinha
04 peitos de pato com cerca de 200 g cada
01 colher de farinha de araruta ou maizena
Cerefólio fresco picado para guarnecer

Modo de preparar:
Retire com um descascador a parte fina e colorida das laranjas e do limão. Em seguida, descasque os frutos com uma faca afiada, eliminando toda a parte branca e pique. Aqueça a manteiga em uma panela e salteie as cascas 2-3 minutos sobre fogo baixo, adicione 80 g do açúcar, aumente um pouco o fogo e cozinhe até que tenha derretido e comece a caramelizar. Junte a polpa da laranja e do limão e o Grand Marnier e deixe cozer até todo o líquido evaporar.
Adicione o caldo de pato ou galinha mexendo bem, deixe levantar fervura, reduza o fogo e deixe apurar durante 1 hora, coe com um passador fino e descarte os resíduos. Cubra e reserve.
Retire as cascas das duas laranjas restantes, sem a parte branca e corte em tiras longas e finas. Coloque em uma panela com água fria e leve ao fogo para ferver. Escorra e volte a encher a panela com água fria. Repita o processo 2 vezes, de modo a amolecer a casca e eliminar o sabor amargo. Corte a casca em palitos compridos com cerca de 1 milímetro de largura, usando uma faca afiada. Aqueça o açúcar restante com 100 mililitros de água, em uma pequena panela, mexendo para dissolver. Quando ferver, adicione as cascas de laranja e cozinhe em fogo baixo durante 20 minutos para caramelizar. Retire-a com um garfo e coloque–a sobre uma grade para escorrer, separando os palitos para não se colarem.
Aqueça uma frigideira em fogo médio a forte. Tempere os peitos de pato com sal e pimenta do reino e coloque-os na frigideira, com o lado da pele para baixo, até que a gordura tenha derretido e a pele fique crocante e dourada. Vire e frite rapidamente do outro lado, durante 1-2 minutos. Retire da frigideira, cubra e deixe descansar 5- 10 minutos antes de servir.
Aqueça o molho até começar a ferver. Em uma tigela pequena, misture a farinha de araruta com uma colher de sopa de água e junte ao molho. A aparência leitosa desaparece e o molho fica límpido e grosso, quando a farinha cozer. Verifique a espessura: o molho deverá cobrir as costas de uma colher. Adicione mais um pouco de araruta dissolvida em água se estiver demasiado líquido ou um pouco de água se estiver demasiado grosso. Se achar que está muito doce, acrescente algumas gotas de suco de limão. Tempere a seu gosto com sal e pimenta do reino.

Para servir, corte cada peito de pato em fatias e disponha formando um leque sobre um prato aquecido. Coloque um pouco de molho no fundo do prato e decore com cascas de laranja caramelizadas e um raminho de cerefólio.